tipos de feijão e seus nutrientes









Gostou deste Post?

Share

Utilizado nas feijoadas, o feijão-preto pode ser consumido no dia a dia também, acompanhando o arroz branco. É rico em ferro e tem um índice glicémico mais baixo. Pela presença de fibras solúveis é muito usado para dietas de diabéticos, pessoas que têm triglicérides elevado e obesidade.

©por Zé Valinhas-feijao-preto

O feijão-jalo é rico em potássio, elemento vital para a saúde do coração. Faz parte de muitas reações importantes. Mantém o equilíbrio hídrico, osmótico, equilibra o pH, está envolvido no crescimento celular e regula a atividade neuromuscular. Está associado à melhora no controle da hipertensão. Sua deficiência pode trazer problemas para o coração.

©por douglas-feijao-jalo

O feijão-rosinha contém maior quantidade de zinco fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico. O zinco faz parte da estrutura óssea, participa de muitas reações do metabolismo de outros nutrientes, na produção de DNA e atividades de sinalização de células no cérebro. Sua deficiência causa anemia, demora na cicatrização, lesões na pele, deficiência no sistema imunológico e problemas de crescimento para crianças e adolescentes.

feijao-rosinha

O feijão-roxo contém maior quantidade de fibra. Esta substãncia é responsável pelo efeito de saciedade, permitindo que o estômago se esvazie de maneira mais lenta, diminuindo a sensação de fome. Estudos mostram que aqueles que consomem mais fibras apresentam menores incidências de câncer de cólon.

feijão-roxo

A combinação “arroz com feijão” faz deste prato um dos mais importantes para o bom funcionamento do organismo. Isto deve-se á riqueza dos nutrientes: carboidrato, proteína, ferro, magnésio, potássio e zinco. Pode-se substituir o feijão por outros alimentos do mesmo grupo das leguminosas como a ervilha, grão-de-bico, lentilha e soja.

 

feijão com arroz

Artigos relacionados no OsAlimentos.org:

  1. farinha de feijão-branco e emagrecimento


Gostou deste Post?

Share





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>