Informação Nutricional dos Alimentos









Gostou deste Post?

Share

Informação Nutricional dos Alimentos nos Rótulos é baseada numa dieta de 2000 calorias, um padrão das calorias para as necessidades de energia de uma pessoa média. O que é uma caloria? É uma quantidade de energia que é derivada de um grama de gordura, proteína ou hidrato de carbono. Um grama de gordura produzirá 9 calorias,e um grama de proteína ou hidrato de carbono produzirá 4 calorias. O problema aqui é que a maior parte das pessoas contam as calorias mas esquecem-se de ver o conteúdo nutritivo. Para ler bem os rótulos dos alimentos precisamos de começar com o tamanho da dose. Se a dose é extremamente pequena, é possível que o fabricante queira que o conteúdo de calorias, hidratos de carbono, gordura total e proteína tenham um aspecto razoável. Legalmente o fabricante pode fazer a dose irracionalmente pequena.

Rótulo Nutricional

Depois há os nomes dos químicos e eles são palavras compridas e difíceis e são acrescentados aos alimentos para realçar o sabor ou como conservantes. A longo prazo estes químicos criam efeitos tóxicos no corpo e na saúde. Evite cores e sabores artificiais nos rótulos.

Evite gorduras trans pois elas não são boas para a sua saúde. O fabricante usa-as para alargar o “prazo de validade”. Para evitar gorduras trans, não consuma nenhum alimento cujos ingredientes contenham óleo “parcialmente hidrogenado”. Uma gordura “ totalmente hidrogenada” é uma gordura manufacturada. Isso deve ser evitado pois não ocorre na natureza e a forma original da gordura foi alterada. O corpo não sabe como processar esta gordura devidamente.

Evite Gorduras Trans nos alimentos

Veja o conteúdo de sódio, o sódio provém do sal e é um conservante natural. Os alimentos ricos em sódio são fracos para a sua alimentação e bons para o seu prazo de validade. Os alimentos que são cultivados naturalmente têm elevado conteúdo de potássio. Procure alimentos que tenham um baixo conteúdo de sódio e um alto conteúdo de potássio.

Evite todos os adoçantes artificiais e xarope de milho com elevado conteúdo de fructose. Eles são tóxicos para o corpo. A sua acumulação levará a futuros problemas de saúde. O aspartame, o ingrediente dos adoçantes artificiais, é responsável por cerca de 70% de todas as reclamações apresentadas na FDA!  O xarope de milho com elevado conteúdo de fructose é um ingrediente barato e muito doce. É adicionado aos alimentos para realçar a doçura e para ajudar o fabricante a fazer isso gastando pouco dinheiro.

Esteja atento a produtos que realçam o sabor. Eles existem sob muitos nomes e formas e são neurotóxicos. Todos esses sabores são derivados do glutamato, um neurotransmissor poderoso usado no cérebro. Os nomes comuns de produtos que realçam o sabor são: Glutamato de Monosódio (MSG), proteína vegetal hidrolizada, farinha de aveia hidrolizada, caseinato de sódio, extracto de levedura, levedura autolizada, proteína texturizada, óleo de milho e sabores naturais.
Com esta Informação Nutricional dos Alimentos nos Rótulos, a leitura de rótulos torna-se mais fácil e a sua saúde agradece.

Atenção aos realçadores de sabores como glutamato de monosódio (MSG)

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_trans

Não existem posts relacionados.



Gostou deste Post?

Share





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>