Benefícios da Quinoa









Gostou deste Post?

Share

A quinoa é considerada como o grão de ouro. Proveniente da América Central, a quinoa foi descoberta há cerca de oito mil anos pelos Incas de Peru e da Bolívia. Era apelidada de “grão de ouro” e considerada um alimento sagrado. A popularidade deste ingrediente era tanta que o Imperador Inca iniciava anualmente a plantação da quinoa usando ferramentas de ouro maciço. Depois do processo de colheita, o ritual prosseguia e a quinoa era colocada em potes de ouro e oferecida ao “Deus do Sol”. A sua cultura chegou a ser banida da Bolívia pelos colonizadores espanhóis, caindo no esquecimento. O nome grão de quinoa é na verdade muito enganador uma vez que é uma semente de uma planta que tem uma relação próxima com os vegetais de folha verde tais como os espinafres e beterrabas. Aqui vão alguns Benefícios da Quinoa.

©Por Emily Barney-Quinoa

Mas rapidamente as suas propriedades dietéticas e altamente nutritivas permitiram-lhe retomar o trono e ganhar um lugar de destaque em todas as cozinhas do mundo. Robusta e de pequena dimensão, a quinoa sobrevive às condições climatéricas mais adversas e mais variadas. O seu sabor assemelha-se ao de uma avelã. A quinoa é talvez uma das fontes mais perfeitas de proteína não-animal do planeta. O que a torna impar é que é a única fonte de origem vegetal de proteína completa. “Completa” quer dizer que contém todos os 9 dos aminoácidos essenciais que são cruciais à função humana e saúde.

A quinoa é um alimento favorito dos vegetarianos por esta razão. A dieta vegetariana com frequência pode ficar aquém de proteína, especialmente de fontes de proteína completas e a quinoa preenche este vazio muito bem. Não só a quinoa é excelente para os vegetarianos mas também é uma opção maravilhosa para aqueles que seguem uma dieta livre de glúten, uma vez que está completamente desprovido de glúten.

©por sweetbeetandgreenbean-Hambúrguer vegetariano com quinoa

Mais Benefícios da Quinoa?

Além de ser uma excelente fonte de proteína de origem não animal, a quinoa contém muitas vitaminas essenciais, minerais e nutrientes. É rica em manganésio, o qual é crucial em activar enzimas, vital para metabolizar de forma eficiente os carboidratos e colesterol. É também vital para o desenvolvimento e manutenção do tecido ósseo. Contem grandes quantidades de magnésio o que é excelente para pessoas que sofrem de enxaquecas persistentes que também têm problemas de sono à noite, o que pode ser uma deficiência de magnésio. Também possui ferro que desempenha uma função essencial no nosso corpo ao transportar o oxigénio para o nosso coração, pulmões e cérebro. Ao fazê-lo mantem as nossa mentes alertas e o corpo com energia. Sem suficiente ferro, a distribuição do oxigénio no nosso corpo abranda e podemos começar a ter dores de cabeça regulares, preguiça e ficarmos irritados com facilidade. Uma deficiência severa de ferro pode levar à anemia.

A quinoa é também rica em lisina (muito útil para os vegetarianos) em arginina e histidina, duas substâncias essenciais para os bebés. A lisina é um dos aminoácidos essenciais e desempenha uma função importante na absorção do cálcio e na formação do colágeno. A quinoa é considerada ser uma excelente alternativa a outros alimentos em grão que contribuem para o crescimento de cândida. Cândida é uma “má bactéria” que causa ou contribui para problemas de saúde, destacando-se a digestão e problemas de eliminação no corpo humano. A quinoa é considerada ser “uma boa bactéria” para o trato digestivo, intestinos e cólon. É também um alimento que se encontra por baixo no índice glicêmico. Isto torna-a uma grande escolha para aqueles com problemas de açúcar no sangue, e se está a observar que está a engordar é um bom acréscimo para uma dieta equilibrada. Como acabou de ler, os Benefícios da Quinoa são muito saudáveis.

©por net_efekt-planta da quinoa

Não existem posts relacionados.



Gostou deste Post?

Share





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>