Alimentos ricos em Vitamina D









Gostou deste Post?

Share

Chamada a Vitamina do Sol, uma vez que desde que haja sol, o organismo produz a quantidade de que precisa. A vitamina D ou (calciferol) é essencial para a saúde dos ossos. Fortalece o sistema imunitário e pode prevenir alguns cancros. Tecnicamente é uma hormona, produzida no organismo quando a pele é exposta aos raios solares ultravioletas B(UVB). Em teoria passar todos os dias alguns minutos ao sol fornece toda a vitamina D de que o organismo necessita, mas a maioria das pessoas não apanha sol suficiente para produzir as quantidades adequadas, em especial no Inverno. Vamos ver mais abaixo alguns alimentos ricos em Vitamina D.

 

©por Sarvendra G-a Vitamina D e chamada a Vitamina do Sol

A capacidade do organismo para produzir a Vitamina D declina com a idade, assim as deficiências são vulgares nas pessoas idosas. Não obstante os adultos jovens podem não possuir quantidades suficientes de vitamina D. Um estudo com cerca de 300 doentes de todas as idades, hospitalizados por diversos factores, verificou-se que 57% desses doentes não possuíam níveis suficientes de vitamina D. Foi particularmente preocupante verificar-se que existiam deficiências de vitamina D num terço das pessoas que obtinham as doses recomendadas da vitamina através da alimentação ou de suplementos. Esta descoberta sugere que as actuais recomendações relativamente à vitamina D possam não ser suficientemente elevadas.

A função básica da vitamina D é regular os níveis de cálcio e fósforo no sangue, ajudando na formação de ossos fortes e dentes saudáveis. Estudos mostram que a vitamina D é importante na prevenção da osteoporose, doença que provoca a porosidade dos ossos, aumentando o risco de fracturas. Sem vitamina D suficiente o organismo não consegue absorver cálcio bastante dos alimentos e dos suplementos, por muito cálcio que consuma. Se os níveis de cálcio estão baixos no sangue, o corpo vai buscá-lo aos ossos para o devolver à corrente sanguínea e prover os músculos, especialmente os do coração, e o tecido nervoso com as quantidades de que necessitam. Assim com o decorrer do tempo a deslocação do cálcio causa uma perda da massa óssea.

©por go elsewhere...osteoporose e vitamina D

Os cientistas cada vez mais descobrem fatos maravilhosos sobre a vitamina D. Algusn estudos sugerem que a vitamina é importante para um sistema imunitário saudável, excelente na prevenção da gripe, cancros da próstata, cólon e mama. Num estudo com 438 homens, os investigadores verificaram que aqueles que sofriam do cancro do cólon, possuíam níveis inferiores de vitamina D daqueles que não sofriam da doença. As mulheres que se encontram deficientes em Vitamina D na altura em que são diagnosticadas com cancro da mama têm 75% de possibilidades de morrer dessa doença do que as mulheres com níveis suficientes de vitamina D.

Muitos cereais de pequeno-almoço são fortificados com vitamina D. Os peixes gordos como o salmão e o atum, são naturalmente ricos nesta vitamina. A gema do ovo,  fígado, e mais alguns tipos de peixes como a cavala e o arenque possuem vitamina D.

©por flydime-o atum e rico em vitamina D

Nas latitudes elevadas, os raios solares não são suficientemente fortes para estimular a produção de vitamina D no Inverno. Quando se obtém bastante exposição ao sol durante o resto do ano, o organismo consegue armazenar suficiente vitamina D para ultrapassar o Inverno. Se tal não acontecer consigo, pense em arranjar um bom suplemento de vitamina D durante o Inverno mais adequadamente  Vitamina D3 (colecalciferol). Antes de tomar algum suplemento de vitamina D faça um exame ao sangue que se chama de 25-hidroxivitamina D (abreviado de 25 (OH) D) para verificar os seus níveis de vitamina D.

Neil Binkley, um pesquisador da Vitamina D na Universidade de Wiscosin apresentou a sua importante descoberta que “o corpo não começa a armazenar colecalciferol (D3) até que níveis alcançem os 50 ng/ml” Isto significa que os valores correntes “normais” nos laboratórios que mostram a concentração de nível sérico em 20-56 ng/ml são baixos para para otimizar a saúde. Juntamente com Binkley, Dr. Hollis acredita que “50 ng/ml deve ser considerado o limite inferior de níveis adequados de 25(OH)D. Como se viu apesar do sol recebido, alimentos ricos em Vitamina D, podemos ter os nossos níveis de vitamina D baixos no sangue.  Se tiver deficiência, use um bom suplemento de vitamina D3.

Não existem posts relacionados.



Gostou deste Post?

Share





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>