alimentos para a anemia









Gostou deste Post?

Share

A anemia é caracterizada pela diminuição da hemoglobina no sangue. A hemoglobina é um pigmento vermelho da célula sanguínea que contém ferro. É através do ferro que ocorre o transporte de oxigénio para os tecidos do corpo. Com esta queda dos níveis da hemoglobina no sangue, a oxigenação das células diminui, provocando cansaço, fraqueza, desânimo, falta de apetite e palidez na pele e nas mucosas. Além desses sintomas, também podem aparecer dores de cabeça e dispneia (dificuldade na respiração). Existem alimentos para a anemia que fazem aumentar os níveis de hemoglobina e ajudar a combater este sintomas.

©por Murtada al Mousawy-hemoglobina

A anemia pode ser causada por diversas deficiências mas principalmente por carência de ferro, vitamina B12 ou àcido fólico. Além disso pode existir a anemia falciforme, mais rara e genética que se define pela má formação da célula sanguínea. Todos os sintomas podem ser combatidos pelos alimentos pois eles vão prevenir, corrigir e dar manutenção no tratamento.

Se a anemia for acentuada é recomendado suplementos e injeções. O consumo de alimentos fontes de ferro irá aumentar os níveis de hemoglobina. Pode-se encontrar este mineral (ferro) na carne vermelha e nos vegetais verde-escuros. As melhores fontes de origem animal são costela de porco, vitela, cordeiro, fígado, peixe, ovos, galinha, mariscos, rim, coração, carnes em geral.  As  melhores de origem vegetal são: feijão, cereais, lentilha, damasco, frutas secas.

©por sweetbeetandgreenbean-lentilha é uma boa fonte de ferro

Para haver uma eficiência da absorção do ferro, os alimentos  para a anemia que o acompanham devem ser ricos em vitamina C. Esses alimentos que potencializam a absorção desse nutriente são: limão, laranja, acerola, brócolis, couve, tomate, kiwi, morango. Se for alimentos ricos em cálcio como o leite, iogurte, queijo diminuem a absorção do ferro. Cafés, chás e refrigerantes também diminuem a absorção do ferro. Então uma boa maneira é incluir uma fruta cítrica após o consumo da fonte de ferro.

Suco rico em Ferro e desintoxicante:

1 laranja sem casca

1 folha de couve

1 pedaço pequeno de gengibre sem casca

1 copo (200 ml) de água

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

 

Não existem posts relacionados.



Gostou deste Post?

Share





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>